Este blogue surgiu no curso de Complemento de Formação Cientifica e Pedagógica para Educadores de Infância da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, mais concretamente no âmbito da disciplina de Metedologia Didáctica Geral Especifica.



Foi uma tarefa proposta à turma pelo professor Carlos Jorge Correia e que se tornou muito interessante, na medida em que enriqueceu bastante a nossa formação, abrindo novos horizontes de comunicação com a comunidade que nos rodeia (pais, outros profissionais de educação, parceiros, ...). Este Blog destina-se a partilhar informações, vivências, experiências sobre esta primeira etapa da educação, que é a Educação Pré-escolar, enriquecendo cada vez mais esta área do Saber!...







sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO POR PORTEFÓLIO

Amplamente difundido nos países anglo-saxónicos, este instrumento utilizado para a avaliação é proveniente das Artes, onde é usado para exibir os melhores ou mais significativos trabalhos de um artista (pintores, fotógrafos, escritores, jornalistas, etc), servindo de evidência sobre os seus talentos e capacidades.

Um portfolio de evidências de aprendizagem é uma colecção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos pela criança ao longo de um dado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e tão pormenorizada quanto possível das diferentes componentes do seu desenvolvimento (cognitivo, afectivo, social, linguístico...).
O portfolio reflecte e dá uma amostragem sobre os objectivos do currículo, os seus conteúdos e estratégias (Gullo, 1997).

Um portfolio não é, por si só, um instrumento de avaliação. Deve, sim, proporcionar uma forma de organizar e armazenar sistematicamente a informação recolhida sobre as crianças. (Gullo, 1997)

Entendendo o processo formativo como permanente e constante, o portfolio pretende ser essencialmente um instrumento de construção de aprendizagem, em aberto, passível de ser feito e refeito numa dinâmica de reflexão/construção/reflexão permanentes.
O objectivo máximo da avaliação através de portfolio é encorajar o ensino centrado na criança. (Shores e Grace, 2001)

É considerado fundamental, ao utilizar o portfolio, (Smidt, 1998; Shores e Grace, 2001) uma “avaliação sumativa”(4) final, na qual são sintetizados os dados recolhidos e que fazem parte do portfolio ou de qualquer outro formato de avaliação escolhido pelo educador.
Shores e Grace (2001) recomendam a elaboração de “relatórios narrativos”, ou seja, resumos das descobertas sobre o crescimento e o desenvolvimento individual de cada criança durante um período de trabalho específico.
Estes relatórios narrativos funcionarão como documentos de transição para o próximo educador ou professor e ainda como instrumentos de comunicação directa com a família. São ilustrados por amostras de trabalho da criança ou outros registos significativos concretos.

Objectivos do Portefólio:

*Apreciar/ Documentar o crescimento e o desenvolvimento da criança;
*Obter informação para planear o processo de ensino e aprendizagem;
*Comunicar com pais e professores;
*Identificar necessidades educativas especiais;
*Desenvolver na criança procedimentos de autoavaliação do seu próprio trabalho e realizações


Exemplo de organização do portfolio:

Áreas curriculares integradas

Formação Pessoal e Social

1.Relação Interpessoal
1.1- Com o Adulto
1.2-Com os Pares
1.3-Resolução de conflitos
2.Autonomia Pessoal e Social
2.1-Adaptação ao Meio escolar
2.2-Independência Pessoal
2.3-Resolução de Problemas
2.4-Iniciativa
3.Educação para os valores /cidadania
3.1-Responsabilização
3.2-Compreensão/ Expressão de sentimentos
3.3-Respeito pela diferença

Expressões e Comunicação

1.Expressão Motora
1.1 -Motricidade Global
1.2-Motricidade Fina
1.3-Posicionamento e Orientação no Espaço
2.Expressão Dramática
2.1-Jogo Simbólico
2.2-Jogo Dramático
3.Expressão Plástica
3.1-Atitude/Interesse
3.2-Representação Criativa – Desenho e Pintura
3.3-Representação Criativa – Construção Tridimensional
4.Expressão Musical
4.1-Relação Música/Palavra
4.2-Ritmo
4.3-Sons/Timbres
5.Linguagem
5.1-Compreensão
5.2-Oralidade
5.3-Interesse pela Leitura
5.4-Competências de Leitura
5.5-Competências de Escrita
6.Matemática
6.1-Classificação
6.2-Seriação
6.3-Relação espacial
6.4-Sequência e Tempo
6.5-Número/Quantidade
6.6-Contagem
6.7-Comparação
6.8 – Resolução de problemas
6.9 - Geometria

Conhecimento do Mundo

1.Saberes Sociais
O corpo e a própria imagem
Identidade sexual e papéis de género
Família /casa/ comunidade
Comunidade /serviços/ meios de comunicação
Objectos/ funções /características
T.I.C.
Segurança
Saúde e doença
História/ Cultura/ Tradições
2.Saberes Científicos
Biologia
Ambiente
Meteorologia
Geografia
Astronomia
Física/Química
Projectos de investigação

(Exemplo de) REGISTO DE RECOLHA DE DOCUMENTAÇÃO


☺- Registar a data e o tipo de evidência recolhida: amostra de trabalho, ocorrência significativa, entrevista, fotografia, comentário da criança, observação do educador, etc.


DOCUMENTAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DA CRIANÇA

Implica:
 Recolha, organização e análise das amostras de trabalho das crianças, realizadas ao longo do dia, nas diferentes áreas de actividade
 Organização e análise das observações efectuadas, através do registo descritivo das ocorrências significativas realizadas ao longo do dia
 Preenchimento de folhas de registo relativamente à documentação já recolhida sobre as crianças, de modo a garantir que todas as crianças tenham informações para posterior avaliação das aprendizagens

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