Este blogue surgiu no curso de Complemento de Formação Cientifica e Pedagógica para Educadores de Infância da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, mais concretamente no âmbito da disciplina de Metedologia Didáctica Geral Especifica.



Foi uma tarefa proposta à turma pelo professor Carlos Jorge Correia e que se tornou muito interessante, na medida em que enriqueceu bastante a nossa formação, abrindo novos horizontes de comunicação com a comunidade que nos rodeia (pais, outros profissionais de educação, parceiros, ...). Este Blog destina-se a partilhar informações, vivências, experiências sobre esta primeira etapa da educação, que é a Educação Pré-escolar, enriquecendo cada vez mais esta área do Saber!...







quinta-feira, 21 de outubro de 2010

THE MIRACLE WORKER (1962)



Ficha Técnica:

Título Original: The Miracle Worker
Direcção: Arthur Penn
Interpretação: Anne Bancroft , Victor Jory , Inga Swenson , Andrew Prine , Kathleen Comegys
Ano: 1962
País: EUA
Género: Drama
Duração: 107 mins. approx.

Análise Concentrada:

Este filme é baseado na história real de Helen Keller e narra a vida e percurso da professora Anne Sullivan, cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a enfrentar as adversidades e a adaptar-se ao mundo que a rodeava. Ao longo deste percurso o confronto com os pais da menina é inevitável, pois as perspectivas educacionais de ambas as partes são bastante diferentes. Enquanto Anne seguia uma linha educacional rígida e sem cedências, os pais da menina eram bastante permissivos com a filha, tratando-a com pena e mimando-a excessivamente, sem nunca lhe terem ensinado nada de concreto, o que originava na filha comportamentos desajustados da sociedade.

Na minha opinião...Este filme encaixa-se em várias áreas (psicologia, pedagogia, educação, …). O seu conteúdo abrange, sem dúvida, concepções e ideias relacionadas com a educação
e, mais especificamente, com a educação especial, que podem ser debatidas nesta unidade curricular, de modo a enriquecer a nossa prática pedagógica. Nomeadamente valorizando a intervenção precoce, a intervenção personalizada e adequada a cada caso, a importância da afectividade no processo ensino-aprendizagem, a disciplina no processo educacional, ….

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