Este blogue surgiu no curso de Complemento de Formação Cientifica e Pedagógica para Educadores de Infância da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, mais concretamente no âmbito da disciplina de Metedologia Didáctica Geral Especifica.



Foi uma tarefa proposta à turma pelo professor Carlos Jorge Correia e que se tornou muito interessante, na medida em que enriqueceu bastante a nossa formação, abrindo novos horizontes de comunicação com a comunidade que nos rodeia (pais, outros profissionais de educação, parceiros, ...). Este Blog destina-se a partilhar informações, vivências, experiências sobre esta primeira etapa da educação, que é a Educação Pré-escolar, enriquecendo cada vez mais esta área do Saber!...







quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A GUERRA DO FOGO (1981)



Ficha Técnica:

Filme: A Guerra do Fogo (1981)
Realização: Jean-Jacques Annaud
Origem: EUA
Interpretação: Everett McGill, Ron Perlman, Nicholas Kadi, Rae Dawn Chong
Argumento: Gérard Brach segundo um romance de J.H. Rosny Sr.
Produção: Véra Belmont, Jacques Dorfmann, Denis Héroux, John Kemeny
Fotografia: Claude Agostini
Música: Philippe Sarde

Análise Concentrada:

O filme retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos. Um grupo menos desenvolvido, que encara o fogo como algo sobrenatural, e outro grupo mais evoluído, com uma comunicação e hábitos mais complexos, que já domina a habilidade de produzir o fogo.
Durante o desenrolar do filme estes dois grupos entram em contacto, levados por diversas circunstancias, desenvolvendo um processo de aprendizagem de muitas coisas novas (percebem que há uma maneira diferente de viver; observam as diferentes formas de linguagem, o sorriso, a construções de cabanas, pintura corporais, o uso de novas ferramentas, e mesmo um modo diferente de reprodução.).

Na minha opinião...


Este filme encaixou-se no contexto desta unidade curricular, na medida em que aborda conceitos relacionados com a educação e o processo de ensino-aprendizagem. Conseguimos identificar conceitos que ainda hoje são valorizados como a aprendizagem através da acção, a importância da observação na aprendizagem, a transmissão de conhecimentos como forma de evolução, …
A nossa humanidade evoluiu porque foi aprendendo novas coisas, aperfeiçoando e adaptando esses conhecimentos e transmitindo-os de geração em geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário