Este blogue surgiu no curso de Complemento de Formação Cientifica e Pedagógica para Educadores de Infância da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, mais concretamente no âmbito da disciplina de Metedologia Didáctica Geral Especifica.



Foi uma tarefa proposta à turma pelo professor Carlos Jorge Correia e que se tornou muito interessante, na medida em que enriqueceu bastante a nossa formação, abrindo novos horizontes de comunicação com a comunidade que nos rodeia (pais, outros profissionais de educação, parceiros, ...). Este Blog destina-se a partilhar informações, vivências, experiências sobre esta primeira etapa da educação, que é a Educação Pré-escolar, enriquecendo cada vez mais esta área do Saber!...







quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O MENINO SELVAGEM (1969)



Ficha Técnica:

Título Original: L´Enfant Sauvage
Realização: François Truffaut
Interpretação: François Truffaut, Jean-Pierre Cargol, Françoise Seigner, Jean Dasté
Ano: 1969
País: França
Género: Drama
Duração: 82 mins. approx.

Análise Concentrada:

No ano de 1798, numa floresta francesa, foi encontrada uma criança selvagem, com sinais de infanticídio, abandonada com tenra idade e permanecido em total isolamento durante 7 ou 8 anos.
Levada para Paris, foi observada pelo mais célebre psiquiatra da época, Pinel, que considerou o seu caso irrecuperável, ao contrário do jovem médico Itard que, ao contrário, considerou ser possível recuperar o atraso provocado não por inferioridade congénita mas pelo seu isolamento total.
De modo a levar avante as suas teorias e testar a veracidade das suas conjecturas, leva a criança para sua casa e com a ajuda da sua governanta, iniciou a difícil tarefa de desenvolver várias faculdades (intelectuais, sensoriais, afectivas) em Victor, nome pelo qual se passou a chamar esta criança.

Na minha opinião...

Este filme encaixa-se perfeitamente nesta unidade curricular uma vez que aborda directamente questões ligadas à educação, especificamente à educação de infância. Ao visualizar este filme, conseguimos absorver a importância da educação em idades precoces, onde cada estímulo conta para o desenvolvimento harmonioso e integrado do ser humano. Quanto mais cedo as crianças tiverem contacto com um ambiente equilibrado, mais depressa se desenvolvem de modo estável.
O que caracteriza o Homem é o facto de viver em grupo, de precisarmos uns dos outros, aspecto fundamental para sabermos estar, sabermos conviver com os outros e fugirmos do lado animal que há em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário